Um famoso desencontro

Um famoso desencontro

Um desencontro típico: a mulher se queixa de que está desconectada do marido, que ele não se importa com seus sentimentos. Assume uma atitude perseguidora, solicitando, sempre que possível e em vão, a atenção dele. Do outro lado está o marido, isolado, fóbico das tentativas desenfreadas da esposa. Quanto mais ela o chama, mais ele se isola e fica incomodado por não ter seu espaço respeitado.

Entendo ele e entendo ela. Não se trata de um casamento homossexual, portanto, o casal sofre por não reconhecer algumas diferenças comuns entre os gêneros. Não é uma regra, mas, de forma geral, os homens têm uma tendência para lidar com as adversidades sozinho, concentrado; enquanto as mulheres, em parceria, dando e recebendo apoio.

Isso se reflete no dia a dia do casal porque, desconhecendo o funcionamento do outro, cada um entende a atitude do parceiro como se sua fosse. Traduzindo: se, quando estou triste, gosto de que pessoas queridas me consolem, entenderei naturalmente que se não estão me consolando é porque não se importam comigo. Difícil imaginar que o outro, como gosta de estar sozinho em momentos ruins, sente que o melhor a ser feito para ajudar alguém que ama e que não está bem é dar privacidade.

Todo esse conhecimento é importante para que os casais entendam que convivem com uma não extensão de si mesmo, isto é, com uma pessoa diferente. Logo, alguém com desejos e expectativas muitas vezes opostos ao seu. Neste sentido, faz-se sábio o famoso ditado: “o combinado não sai caro”...


Undefined_2fhelena Helena Cardoso

Helena Cardoso é psicóloga, formada pela PUC-Rio, com especialização em Terapia Familiar Sistêmica Breve e Entrevista Motivacional. É supervisora clínica na instituição Núcleo-Pesquisas, e faz atendimentos individuais, de família e casal em seu consultório. Contribui com textos para o site Disney Babble Brasil. É também sócia fundadora do Véspera, projeto que atua no preparo emocional de noivos para a vida a dois.

helena@saladeideias.com.br

Escreva para a gente

Icontalk POR AQUI