Todos os dias é Natal

Todos os dias é Natal

O natal originalmente é uma importante data católica em homenagem ao nascimento de Jesus. Hoje, sem diminuir esse primeiro significado, considero que o natal é também um momento de celebração da união e do amor.

Independente de religião, a data promove encontros familiares e de amizade, provoca uma reflexão sobre o amor e ritualiza a gratidão pelos laços afetivos, através de troca de presentes e/ou mensagens carinhosas às pessoas que são importantes para nós. Esse período tornou-se uma pausa na nossa rotina, que costuma ser tão agitada e corrida, para reconhecermos e demonstrarmos afeição uns pelos outros.

É um respiro de gratidão. Para-se para pensar na funcionária do lar que tanto te ajuda a conseguir dar conta das inúmeras tarefas cotidianas; na mãe que está sempre como um porto seguro em tua vida; no chefe que te ensina e estimula; nos amigos que, em meio a tanto cansaço, te alegra; no porteiro que te cumprimenta com o primeiro bom dia todas as manhãs; no marido que te faz sentir amada todos os dias.

O natal nos dá a lição de prestigiar todos aqueles que fazem parte da nossa história. Ensina-nos que deveríamos agradecê-los todos os dias, mesmo que em pensamento. Quando nos damos conta de tudo que recebemos, ficamos gratos e passamos a ter não só um feliz natal, mas uma vida natalina, uma vida muito mais feliz.

 

 


Undefined_2fjoana Joana Cardoso

Joana Cardoso é psicóloga, formada pela PUC-Rio, com formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica Breve. É membro titular da ATF –Rio. No seu consultório faz atendimentos individuais, familiares e de casal. É supervisora clínica na instituição Nucleo-Pesquisas. Além do Sala de Ideias, escreve para o site da Disney Babble e para o Superela. É sócia fundadora do projeto Véspera, que prepara casais para a vida a dois.

joana@saladeideias.com.br

Escreva para a gente

Icontalk POR AQUI