O sucesso me assusta

O sucesso me assusta

 Ser bem sucedido é um desejo comum a maior parte das pessoas. Os que ainda não chegaram lá, sonham com esse lugar, mas alguns que conquistaram, colocam tudo a perder. Se esse lugar é tão desejado, o que será que acontece que muitos não suportam o sucesso?

Se pensarmos bem, lembramos com facilidade de algumas figuras públicas que atingiram o seu auge, prosperaram financeiramente e não suportaram emocionalmente essa situação. Acabam se boicotando com drogas, alcoolismo, depressão ou ansiedade. Algum sintoma aparece para não permitir que o sucesso se sustente.

Querer ser bem sucedido, na teoria, é fácil, mas a prática nem sempre é assim. Nesses casos, é interessante entender o significado do sucesso para essa pessoa. Pode ser, por exemplo, que seja difícil para ela alcançar mais que seus pais o fizeram, ou se distanciar da identidade familiar de serem todos humildes na família. Cada resposta é bem individual de acordo com as particularidades de cada um, mas é sempre útil entender o que tem por trás daquela dificuldade que parece, superficialmente, o sonho de tanta gente.


Undefined_2fjoana Joana Cardoso

Joana Cardoso é psicóloga, formada pela PUC-Rio, com formação em Psicoterapia Familiar Sistêmica Breve. É membro titular da ATF –Rio. No seu consultório faz atendimentos individuais, familiares e de casal. É supervisora clínica na instituição Nucleo-Pesquisas. Além do Sala de Ideias, escreve para o site da Disney Babble e para o Superela. É sócia fundadora do projeto Véspera, que prepara casais para a vida a dois.

joana@saladeideias.com.br

Escreva para a gente

Icontalk POR AQUI