7 Pecados que irão impedir a construção da sua felicidade

Motivação

A felicidade deve ser elaborada com muito cuidado. Devemos sempre estar atentos aos errinhos simples, porém avassaladores diante do projeto de ser feliz.


1. Sacrificar pequenos prazeres 

A maioria das pessoas não priorizam pequenas atividades satisfatórias. Ao longo de uma rotina sobrecarregada, em prol de tarefas que julgam ser mais importantes, deixa-se de lado pequenos prazeres. Isso dificulta a construção de sentimentos positivos, como a satisfação por exemplo, e gera uma sobrecarga de estresse tanto físico como emocional.


2. Confundir felicidade com superioridade

Não tente ser o melhor em tudo que você faz. Muitas pessoas acreditam que só se sentirão felizes quando chegarem ao pódio de suas atividades. Isso não é verdade. Você não precisa ser o melhor aluno, o mais bem sucedido nem “o mais rico” para se sentir feliz.


3. Achar que precisa de tudo

Todos nós desejamos coisas boas, porém nunca será possível conseguir ter tudo. Aquela pessoa que sempre se sente incompleta e nunca satisfeita, consequentemente, jamais se sentirá feliz. Querer tudo, pedir muito e sentir-se carente a todo o momento é andar no caminho oposto da felicidade.


4. Ser controlador

Achar que você pode controlar o mundo, além de ser algo impossível, é uma atitude extremamente nociva ao seu bem- estar. Pensamentos como: “Meu marido não agiu como eu gostaria.” ou “O tempo não está como eu previa.” só irão te causar sentimentos negativos. Nunca estará ao alcance de ninguém o controle da vida do outro.


5. Não confiar nas suas relações 

Ninguém consegue viver 100% sozinho. A base para qualquer vínculo é a confiança. É preciso confiar em quem está ao seu lado para que relações saudáveis e duradouras sejam mantidas. Ter uma rede de apoio para as horas difíceis e pesadas também conta muito.


6. Não confiar em você mesmo


Autoconfiança é a palavra que define. Se você não estiver confiante, não passará credibilidade aos que estão ao seu redor. Também cultivar pensamentos positivos ajuda muito a conquistar qualquer objetivo. Deixar de ser aquela pessoa que só pensa na “parte vazia do copo” traz prazer e leveza à vida.


7. Não aceitar alguns fatos

Não dá para negar os fatos! A aceitação é uma das maiores fontes de liberdade e bem-estar que existem. Quando aceitamos, nos responsabilizamos pelo ocorrido e podemos resolver. Manter a mente aberta, acolher alguns contratempos da vida, tentar entender as emoções negativas e resolver pequenos imprevistos é sempre o melhor caminho. 






Undefined_2fimg_8688 Fabiane Gori Curvo

Psicóloga, formada pela PUC-Rio. Especializada em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduanda em Psicologia Positiva. Tem experiência na área de Terapia Dialética Comportamental, que ajuda na redução do estresse e na regulação emocional. Seu foco é no atendimento clínico individual e em grupos terapêuticos que realiza em seu consultório na cidade do Rio de Janeiro.

fabiane@saladeideias.com.br